3° Dia de Assembleia Provincial Jubilar

Memória da Assembleia

   

O nosso terceiro dia foi marcado pela reflexão da “Ratio Evangelizationis” da Nossa Província e a legislação para a Evangelização.

Iniciamos o dia com a Celebração da Eucaristia presidida pelo Fr. Heriberto, que nos questionou sobre a necessidade da Missão, de retomar o espírito missionário da Ordem e não se fixar em estruturas, como no Sacro Comercium, parábola de tradição franciscana, ter o mundo como o nosso convento.

Continuando a Reflexão sobre a Missão, Fr. Miguel, assim como nos demais dias, fez a apresentação do documento em todos os seus pormenores e em seguida D. Erwin, como referencial missionário, fez as suas colocações a respeito da necessidade de continuar em missão.

No período da tarde, fizemos memória dos primeiros frades missioná

 

rios da nossa Província. A reflexão girou em torno da legislação para a Evangelização. Fr. Miguel ressaltou sobre a novidade do novo documento, que traz orientações para a Pedagogia Franciscana, Comunicação Social, Evangelização Paroquial, CEFRAM, Benfeitores, e o nosso eremitério, Retiro São Francisco, nunca antes pensada em nível provincial. Neste turno, a dinâmica foi um pouco diferente, D. Erwin abriu para perguntas e explanações a respeito do tema. Os frades questionaram, principalmente, a respeito da atuação dos leigos e das relações entre clérigos e leigos, tendo em vista o Ano do Laicato. D. Erwin ressaltou a necessidade da valorização dois leigos que, geralmente, são os que mais apoiam e cuidam dos trabalhos em todos os níveis nas nossas Igrejas.

 

O nosso dia encerrou com a Celebração das Vésperas comunitárias, onde, uma ponte nos levou à reflexão sobre a necessidade da relação entre missão e presença no mundo.

Que Nossa Senhora da Assunção nos ajude em nossa caminhada rumo ao perfeito seguimento do Evangelho nos passos do nosso Pai Seráfico, São Francisco de Assis. Paz e bem!