Nasce a Província de São Boaventura, na Itália

ofm_100517_G

Depois de um longo processo de colaboração entre os frades de Lazio e de Abruzos, nasceu uma nova Província: a Província dos Frades Menores de São Boaventura de Bagnoregio.

Frei Danilo Tremolada, da Província Seráfica dos Frades Menores da Úmbria, foi nomeado pelo Ministro Geral como Visitador e Delegado Geral para visitar os frades das duas Províncias e acompanhá-los em vista da unificação.

Em 9 de maio de 2017, no Centro de Espiritualidade “Oásis do Menino Jesus”, próximo ao Convento de Greccio no Vale de Rieti, o Ministro Geral dos Frades Menores, Frei Michael A. Perry, erigiu oficialmente a nova Província, fruto da unificação da Província Romana e Província de Abruzzo, e com a presença de ambas fraternidades provinciais. Também participaram quase todos os Ministros Provinciais da Itália, com destaque para a presença de Frei Claudio Durighetto, Ministro Provincial dos Frades Menores da Úmbria e atual presidente da Conferência dos Ministros Provinciais da Ordem dos Frades Menores da Itália e Albânia (COMPI).

ofm3_100517Às 9h30 da manhã, os frades se reuniram na sala de conferências para leitura do decreto pelo qual o Ministro Geral sancionou o encerramento das duas Províncias e proclamou a criação de nova Província São Boaventura e apresentou o novo Governo da mesma: Luigi Recchia (Ministro Provincial), Fabio Catenacci (Vigário Provincial), Riccardo Burattin, Luciano De Giusti, Daniele Di Sipio, Alessandro Partini, Carlo Serri e Nando Simonetti (Definidores Provinciais). Às 12h15, na igreja do Santuário de Greccio, aconteceu a Celebração Eucarística presidida pelo Ministro Geral.

Em sua homilia, Frei Michael Perry afirmou que a união das duas Províncias não deve ser vista como um sinal de morte, mas um anúncio de que os Frades Menores estão se preparando para continuar com mais determinação e clareza a tarefa da evangelização franciscana. Ele ressaltou que a unificação levará os frades a uma mudança no estilo de vida e na dimensão da evangelização e que é uma oportunidade para os frades e para a Ordem de renovar o modo de viver e propor o carisma franciscano ao mundo de hoje e deixar que o Senhor cumpra sua obra neles e através deles. (Confira na íntegra, em italiano)

Pertencem à nova Província 150 frades e 20 casas, localizadas no território de Roma, Rieti, Latina, Pescara, Chieti, Teramo e L’Aquila.

Fonte: franciscanos.org.br