EPFA

Escola Paroquial Frei Alberto – EPFA

A Escola Paroquial Frei Alberto – EPFA – teve sua origem em 1976, junto aos grupos de jovens e grupos de mães das comunidades da Igreja Católica da Glória e são Judas Tadeu. A escola foi se expandindo nas periferias urbanas, à medida que aumentava a população e surgiram novos bairros, época da efervescência das ocupações de terreno.
Na década de 70, houve o fluxo migratório com mais frequência, os homens e as mulheres do campo chegaram aqui, trazendo consigo um sonho: a melhoria da situação da vida, encontrar trabalho, saúde e educação para os filhos. A maioria dessa população adulta tinha experiência de trabalho com a terra e baixa escolaridade e/ou analfabeta. Os homens foram forçados a trabalhar de ajudante de pedreiros, de carpinteiro, de vigia, de feirante, camelô e/ou biscateiro, enquanto que as mães passaram a ser sacoleiras, feirantes e/ou assumiram pequenos empregos doméstico, tudo como forma de sobrevivência. Essa população não tinha garantido os direitos básicos da cidadania.

Voltando ao século XIII, época em que Francisco de Assis viveu na Itália, a população rural procurava refugiar-se na cidade com esperança de encontrar segurança necessária para a vida. Francisco de Assis pertencia à classe burguesa emergente da crise feudal, ambiente marcado pela desenfreada cobiça dos comerciantes e dedicado aos negócios lucrativos do comercio.

Francisco descobre o evangelho dos pobres e se incorpora à grande massa dos mendigos. Ele descobre uma Igreja de irmãos e irmãs e tenta vivê-la na comunidade dos pobres e leprosos. Ele deixa um lugar e define outro no qual se identifica, optando pelos mais pobres entre os pobres. A Ordem Franciscana obediente a Igreja e ao evangelho vive os ideais de Francisco em fraternidade.

Em 15 de novembro de 1952, frei Alberto chega a São Luís do Maranhão em companhia de frei Ambrósio Krämer, frei Teodoro Scholaqnd e frei Adauto Schumacher.
Em 1953, no dia 28 de fevereiro, o Arcebispo Dom Delgado cria a Paróquia de São Judas Tadeu e no dia 1º de março de 1953, frei Alberto foi empossado como o primeiro pároco. Em 1962, a paróquia estendeu-se para o bairro Alemanha, passando a ser Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu. (biografia de frei Alberto).
Na década de 70, durante o período da migração, os bairros de periferia urbana de São Luis se expandiram de tal forma, que era grande o índice de crianças fora da escola, algumas, já perambulando pelas ruas, de forma que os Grupos de Mães e os Grupos de Jovens da Igreja Católica – CEBs passaram a refletir a situação dos pais e das crianças em reuniões em busca de uma solução.

Esses foram os motivos que levaram os Grupos de Mães e de Jovens da paróquia nossa senhora da glória, criarem escolas comunitárias, uma vez que não havia escola pública nos bairros de ocupação para atender todas as crianças, pois eram distantes das escolas e havia dificuldade de locomoção.
Naquela época os frades franciscanos envolvidos com a situação em que viviam as famílias pobres dos bairros periféricos da paróquia, inspirados nos ideais de Francisco de Assis, tomaram a iniciativa em manter as escolas comunitárias unificando-as com a denominação de Escola Paroquial Frei Alberto, em homenagem ao primeiro pároco, ampliando o atendimento para as crianças de 4 a 5 anos.

MISSÃO
Proporcionar a seus alunos uma educação de qualidade na perspectiva de desafiá-los, oferecendo condições de construírem no cotidiano escolar e extraescolar, possibilitando o conhecimento de sua realidade coma uma visão mais ampla do mundo e a continuidade de seus estudos para o exercício continuidade da cidadania.

FINALIDADES EDUCATIVAS DA ESCOLA
Possibilitar o desenvolvimento de competência e habilidades para a vida em sociedade, oferecendo instrumentos de compreensão da realidade para que o aluno possa intervir e contribuir para transformá-la.
Desenvolver uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica.
motivar para prosseguimento de estudos exercitar a cidadania.

Endereço:

Avenida dos Africanos, s/n – Coroadinho – São Luís, MA.

Telefone: (98) 3223-2280