Nossa História

A história da Província Nossa Senhora da Assunção, nos estados do Maranhão e Piauí, Brasil – América Latina, começou em 1952, com a chegada de quatro frades vindos da Alemanha, para fundar a Missão Franciscana, depois recebendo o reforço de mais dez franciscanos.

Em 1964, a Missão foi elevada à condição de Fundação Nossa Senhora da Assunção. Em 1967, tornou-se Custódia e, com 52 frades, passou a ser vice província em 1992. Com 70 frades, tornou-se finalmente Província no dia 8 de dezembro de 2004.

Desde o início de nossa missão nestas terras, estivemos junto aos pobres, nas periferias com os excluídos e, nos anos 80, período em que o Maranhão sofreu com a desapropriação das terras dos pobres lavradores, estivemos ao lado deles, na luta pelo reconhecimento de seus direitos e, pelo reconhecimento da dignidade desse povo, por parte das autoridades competentes que naquela época, fechava os olhos diante de tanta exclusão e sofrimento.

Hoje em dia atendemos a várias dioceses no Maranhão e no Piauí, e estamos presentes em 11 paróquias, onde prestamos nosso trabalho pastoral com atenção especial aos mais pobres por meio de nossos projetos sociais nas seguintes áreas: educação, assistência a dependentes químicos, pessoas com necessidades especiais, formação de catequistas e lideranças leigas da Igreja, e espiritualidade junto aos jovens.

O carisma de Francisco de Assis nos impulsiona como discípulos missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo nesta bela, encantadora e desafiante missão da construção do Reino de Deus. Seguindo a frase que Francisco disse: “o mundo é nosso claustro”. Portanto sensíveis aos gritos de nossa época, iluminados pelo Evangelho, despertados e animados no chamado de Deus, desejamos colaborar com a missão franciscana na Amazônia e na África, assumindo assim, nosso compromisso de viver e evangelizar com PAZ & BEM!