Proposta da Pastoral da Educação para Junho.

Resultado de imagem para pentecostes (As escolas aproveitem o que lhes parece viável, envolvendo várias disciplinas e/ou a secretaria. Temas religiosos não são pensados para o Ensino Religioso que tem seus próprios subsídios. Tudo é pensado para um trabalho evangelizador em conjunto)

04/06 – Festa de Pentecostes

Festa do Espírito Santo na Igreja Católica. Como é celebrado o Espírito Santo pelas outras igrejas cristãs? Além dos sete dons do Esp. Santo: sabedoria, entendimento, ciências, conselho, fortaleza, piedade, temor de Deus, há muitos outros dons que podemos pedir a ELE. Cortar de papel vermelho línguas de fogo para cada criança. A criança pode escrever no seu papel o dom que mais deseja receber. Pode se acender também velas. A Ig. Católica dedica a semana antes do Pentecostes à oração pela unidade dos cristãos. Que o Espírito de Deus una os corações para um só rebanho com um só pastor, Jesus Cristo. Para os nossos governantes peçamos de modo especial o dom da sabedoria.

05/06 – Dia mundial da Ecologia e do Meio Ambiente. Podemos retomar nossas reflexões sobre os biomas do Brasil. A questão do saneamento básico e da coleta selecionada do lixo reciclável continuam na pauta. Convidamos a ajudar na Campanha do Reflorestamento, copiando e divulgando o seguinte texto:Resultado de imagem para muda de arvore

REFLORESTAMENTO

Colecione sementes

de árvores – de preferência

de madeira de lei.

PODE

As troque com sementes,

colecionadas por outras

pessoas.

SER

Plante as sementes

recebidas junto com outras

árvores e enriqueça assim

o nosso bioma. – Isso

durante muitos anos.

ASSIM

O criador da nossa casa

comum lhe dê a bênção!

Resultado de imagem para comunidade11/06 – A Festa da Santíssima Trindade lembra uma visão de Deus que é comum a todas as igrejas cristãs: Deus é uma comunidade de amor. Pelo batismo fazemos parte desta comunidade. Vamos refletir: Nossas comunidades: família, escola, rua, bairro, povoado ou cidade são comunidades de amor? Mais ou menos? !  Fazer uma lista com sinais que mostram isso.

12/06 – Dia dos namorados. Refletir sobre as cinco fases do namoro: 1. Não se vê nenhum defeito no outro. 2, Cai se na real e muitos pequenos sinais de imperfeição são percebidos. 3. Os dois tem que verificar se é possível construir uma harmonia apesar das limitações e dos defeitos. 4. Deixar o/a outro/a livre, passando de um amor possessivo para uma boa amizade. 5. Passar no fim para um amor doação que quer fazer o outro feliz. Quem se junta logo queima estas etapas, prejudica o amadurecimento, e diminui a possibilidade de uma livre decisão.

15/06 – Corpus Christi – Os 500 anos da Reforma por Lutero que lembramos neste ano, convidam a tomar consciência que a Eucaristia é um dos principais pontos de divergência entre os cristãos. Também entre as diversas igrejas cristãs não católicas não há a mesma opinião sobre isso. Enquanto Lutero insistia na presença real do corpo e sangue de Cristo, outros entendiam o pão e o vinho na eucaristia somente como sinais do corpo e sangue de Cristo. Certamente muitos alunos não podem dizer qual é o ensinamento de sua igreja a respeito. Por isso vale a pena que pesquisem isso.Resultado de imagem para corpus christi

24/06 – Festa de São João   – 29/06 Festa de São Pedro e São Paulo  (festas juninas)

Quais são mensagens importantes destes personagens bíblicos? – Quais são nossos costumes culturais ligados a estas festas? – danças de quadrilha – dança do boi (que é uma celebração da derrota e da vitória; opressão e libertação); tempo da colheita: assar abóbora, macaxeira, batata doce na fogueira para celebrar a vida na partilha. – Os alunos poderiam escrever um discurso de São Pedro para o dia de Pentecostes, dirigindo-se ao povo de seu povoado ou sua cidade.

26/06  – Dia International do combate às drogas

O que os alunos pensam sobre uma liberação da maconha? O que sabem sobre os efeitos desastrosos de novos drogas, também para o cérebro humano. Convem informar sobre o início do funcionamento da Fazenda da Esperança in Bacabal. Atualmente há 7 pessoas em tratamento. Há capacidade para 14.

REFLORESTAMENTO PODE SER ASSIM!