Proposta da Pastoral da Educação para Maio.

(As escolas aproveitem o que lhes parece viável, envolvendo várias disciplinas e/ou a secretaria. Temas religiosos não são pensados para o Ensino Religioso que tem seus próprios subsídios. Tudo é pensado para um trabalho evangelizador em conjunto)

1 – Informamos que estamos para resolver o desafio que esta página mensal da Pastoral da Educação fique, a partir de sua publicação até o fim do respectivo mês, à disposição de quem acessar o site da Província Franciscana de N. Sra. da Assunção: www.franciscanosmapi.org.br.

2 – 1/5 Dia do Trabalhador: Na Carta Aberta ao Povo Brasileiro Contra a Subtração de Direitos Fundamentais, publicada pela Conferência dos Frades Menores do Brasil no dia 31 de março deste ano, lemos: ”O ritmo célere da tramitação de propostas polêmicas em torno de temas delicados faz-nos recordar a pressa de Judas Iscariotes para entregar Jesus aos poderosos. Neste caso, entregue de bandeja ao interesse dos detentores do poder e do dinheiro está o povo brasileiro, especialmente os mais simples; trabalhadores e assalariados.

Propostas aos moldes da PEC 287/16, que versa sobre a reforma da Previdência, e o “desengavetamento” repentino e acelerado do Projeto de Lei 4.302/98, que aprova a terceirização irrestrita de todas as atividades profissionais, soam como uma “corrida” contra o tempo de quem deseja, à força de um momento de instabilidade e insegurança, ver aprovadas leis que à custa da subtração dos poucos recursos de muitos, concentra ainda mais a riqueza nas mãos de uma seleta minoria. Mais informações: www.cartacapital.com.br.  Precisamos nos esforçar para chegarmos mais perto da verdade. (p.ex.: tempo maior de contribuição para conseguir a aposentadoria, mais idade, aposentadoria reduzida. Uma parte do déficit da Previdência se deve às contribuições dispensadas pelo governo às firmas privadas…)

3 – Comemoramos 100 anos dos acontecimentos em Fátima e 300 anos que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada pelos pescadores. E ainda lembramos os 500 anos da Reforma por Martinho Lutero. Assim o mês de maio nos convida para o diálogo ecumênico sobre nosso relacionamento com a mãe de Jesus. Propomos a reflexão sobre a devoção mariana de Martinho Lutero e a reflexão a partir de textos bíblicos como p.ex.: Gn 3,14 e 12,3; Mt 1,2.5-6.10s.16.20; Lc 1,28.35 e 2,7-14; Is 7, 14; Jo 1, 1-3; 2,3e10,30; Rm 1,3. Podemos refletir a partir de nossas práticas diárias: como você se relaciona com a mãe de seu maior amigo?Resultado de imagem para nossa senhora aparecida

4 – 14/05 Dia das Mães: Há uma dificuldade especial para as mães de hoje: educar os filhos. Muitas crianças não se deixam conduzir pelos seus pais. Seria importante que os alunos e pais tentassem esclarecer quais são as causas disso e as consequências para que não haja somente uma boa festinha para as mães. Foram sugeridos dois livros Içami Tiba  referente a este assunto: Quem ama educa / Limite na medida certa.

Caros educadores: Favor, divulguem o acesso a esta página no nosso site entre os colegas, para que mais crianças e adolescentes sejam beneficiados. Obrigado!

 ESTE É O DIA QUE O SENHOR NOS FEZ. DIA DE ALEGRIA E DE CÂNTICOS.

A equipe da PE em Bacabal

Baixe este arquivo em PDF e imprima clicando aqui.