Proposta da Pastoral da Educação para Dezembro.

 

(As escolas aproveitem o que lhes parece viável, envolvendo várias disciplinas e/ou a secretaria. Temas religiosos não são pensados para o Ensino Religioso que tem seus próprios subsídios. Tudo é pensado para um trabalho evangelizador em conjunto)

O5/12 – Dia do Voluntariado

Listar serviços voluntários (p.ex. ler todos os sábados a tarde embaixo de uma árvore ou na sala de uma casa para outras crianças textos de um bom livro; ajudar colegas mais fracos nos estudos em alguma matéria …) Refletir sobre as motivações próprias e de outros para o voluntariado (pode ser com a ajuda de uma entrevista) Produzir um cartaz para estimular pessoas a prestarem serviços voluntários. Escrever um cartão de agradecimento a uma pessoa que presta um serviço voluntário.

08/12 – Dia da Família

Cantar um canto que fala bem da família. Refletir sobre diversas estruturas familiares. Ver o que é fundamental a partir do canto e das experiências dos alunos. Lembrar os momentos mais felizes de sua própria família. O que podemos fazer hoje para amanhã termos uma boa convivência familiar? Destacar a importância do “sim” para sempre como maior expressão de amor. Investir na formação de sua personalidade pelo crescimento no amor a Deus e aos outros. Pessoas maduras sabem melhor conviver. Com 9 horas de treinamento em diálogo feito por noivos, a separação dos pares novos depois de 5 anos havia baixada de mais ou menos 20% para 4%. (Estamos pensando em procurar ajuda para preparar um material próprio para alunos para tal treinamento. Quanta agressão verbal e física iria desaparecer do mundo? Quem tiver algo que possa servir envie-o para a Província Franciscana, Rua Magalhães de Almeida, 955 – 65.700-000 Bacabal –MA. – Obrigado!  – Desenhar sua família. Devemos saber lidar com muito respeito com as revelações que se podem encontrar em certos desenhos.

10/12 – Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Estes direitos têm sua origem em Deus e não na legislação humana. Confeccionar uma lista com os principais direitos humanos – direitos das crianças – dos jovens – dos idosos. Onde estes direitos estão sendo respeitados e onde não? Na nossa escola, turma – eles estão sendo vividos? A convivência é hoje marcada por grande falta de respeito pelas pessoas humanas. Qual é a formulação dos Direitos Humanos que trata disso?  Quais direitos são mais urgentes de serem defendidos por nós? Refletir que direitos e deveres se condicionam mutuamente. – É direito ou dever do aluno de fechar a porta da sala de aula?

11/12 Dia do Arquiteto

O que faz um arquiteto? Que os alunos façam uma planta de sua casa, onde um centímetro no papel corresponde a um metro na casa. Que façam uma planta de uma futura casa. Refletir a importância do espaço físico para a vida dos animais e dos seres humanos. A falta de espaço estressa tanto pessoas quanto animais. Como podemos arrumar o espaço onde passamos muitas horas de nossa vida? Lembrar a possibilidade de procurar espaços agradáveis fora de casa.

25/12 Festa do nascimento de Jesus. 

Jesus foi a pessoa mais importante que já viveu neste mundo. Em preparação ao Natal desenhar 4 casas de 50 cm de altura, significando: casa, escola, coração, mundo. Cada aluno pode escrever dentro do espaço de cada casa o que nela lhe parece faltar para receber bem Jesus. Refletir que Jesus se fez pessoa humana para que nós nos sentíssemos amados por Deus. – Ninguém sabe a data do nascimento de Jesus. Por isso os cristãos em Roma se aproveitaram de uma festa do Deus da Luz para celebrar nesta data o nascimento de Jesus, luz do mundo. Confeccionar estrelas simples que possam ser penduradas pelos alunos na entrada da escola, em sua própria casa, até o fim do tempo de Natal que é a festa do batismo de Jesus. Dar uma estrela de presente. Dramatizar o nascimento de Jesus naquele tempo e hoje.

Encerramento do ano letivo

Fica muito bom, os concludentes preparar uma celebração de ação de graças, trazendo elementos da sua caminhada pela escola: matérias, professores, esperanças, lutas, visão do futuro, sonhos – Todos podem fazer uma celebração de agradecimento no fim do ano letivo, mesmo não sendo concludentes de um curso, mas somente de um ano letivo. – fazer celebrações ecumênicas nas escolas, para que todos participem, independentemente do seu credo. Fazer a despedida dos colegas que irão continuar seus estudos em outras escolas, em outro lugar. Fazer um dia de lazer.

SEJAMOS MANJEDORAS ACOLHEDORAS PARA O MENINO JESUS

E QUE ELE NOS ABENÇÕE PARA O ANO 2018

Faça o download ou imprima aqui