Proposta da Pastoral da Educação para Outubro.

(As escolas aproveitem o que lhes parece viável, envolvendo várias disciplinas e/ou a secretaria. Temas religiosos não são pensados para o Ensino Religioso que tem seus próprios subsídios. Tudo é pensado para um trabalho evangelizador em conjunto.)

O mês de outubro é chamado pelos católicos de mês missionário. Cada denominação religiosa é missionária, porque deseja oferecer às demais pessoas o seu caminho para a felicidade. Só um terço da humanidade acredita em Cristo (1.200.000 de católicos e 1.000,000 de outras igrejas cristãs). Pode ser refletido o que os alunos têm em casa ou, o que fazem e que lembra que a família é cristã. – Como nos relacionamos com deus/ como o fazem pessoas de outras religiões? Porque as religiões formam grupos e se reúnem em comunidades de fé? Quais são os movimentos missionários que conhecemos? Podemos colocar um símbolo de nossa fé (p. ex. uma cruz) na nossa casa, no nosso quarto.

01/10 dia nacional do idoso. Alunos podem visitar idosos na sua rua, motivados pelo isolamento e abandono destes idosos.

4/10 São Francisco, Padroeiro da Ecologia. Venerado por todas as denominações cristãs. Pesquisar: Qual é a relação entre a força e frequência dos furacões e o aquecimento global?

12/10 Lembramos os 300 anos do encontro da imagem de N. Sra. Aparecida. É o dia da criança: focalizamos a falta de uma educação que mostre firmeza e ternura. Assim muitas crianças crescem sem limites e agressivos. Ver a situação na própria escola. As expressões verbais, tantas vezes tão agressivas, podem ser melhoradas, produzindo algum “combinado”. Junto aos pais pode ser refletido: ”Paz na família produz paz na escola”.

15/10 Dia do Professor. Focalizamos a necessidade do contato entre professores e as famílias dos alunos. Envolver quatro pares de casais numa conversa sobre um assunto que é do interesse deles com a participação de seus filhos. Analisar a participação de cada um.

24/10 Dia mundial do desenvolvimento – Dia da ONU. O que entendemos hoje por desenvolvimento sustentável? Já estamos vivendo além dos nossos limites. Isso quer dizer: Se todos os homens quisessem viver como vivem os brasileiros no seu conjunto, o planeta terra não aguentaria. Para viver como os europeus seriam necessários dois planetas e meio. E como os da América do Norte – seis planetas. Expressar isso em desenhos.

25/10 Dia da democracia. O que é democracia? Na nossa escola tem? Nossa turma tem um espírito democrático? Como se mostra isso? Há clareza sobre os direitos e deveres? Exemplos de países democráticos e de outros.

27/10 Dia Mundial de oração pela paz. Como surgiu este dia? Pedir que os alunos formulem orações pela paz e rezá-las.

29/10 Dia Nacional da Juventude – O (DNJ) surgiu em 1985, inspirado pelo Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. O tema deste ano: JOVENS CONECTADOS. – Dois anos atrás uma pesquisa mostrou que a grande maioria dos jovens tem esta preocupação: ficar desconectados. O que significa isso para cada jovem? Refletir: esta conexão pode servir ou para o bem ou para o mal.

JOVENS CONECTADOS

 

Faça o download ou imprima aqui