Jubileu dos 65 anos de PRONOSA

Aos 12 dias do mês de janeiro do ano de 2018, celebramos solenemente os sessenta e cinco anos de presença franciscana nas terras do Maranhão e Piauí. A celebração eucarística foi o ápice de um ano de preparação e de atividades que nos remeteram a este momento, inclusive a Assembleia Provincial, cujo tema foi: 65 anos: Mística e Profecia.

Durante cinco dias, os frades de toda a Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção puderam revisaram seus documentos legislativos particulares, rezaram e celebraram juntos: um momento de graça! Momentos assim nos remetem à própria fraternidade primeva dos Frades Menores, quando São Francisco os envia para a missão dois a dois, conforme o Evangelho, e depois, ao se reunirem, celebram o “estar juntos”. “A vida franciscana é assim!”

Este momento de júbilo ainda contou com uma mesa redonda presidida pelo Fr. Antônio Leandro, vigário provincial, e a presença de D. Fr. João Muniz, bispo do Xingú, D. Erwin Kräutler, bispo emérito do Xingú, D. Jacinto de Brito, arcebispo de Teresina, D. José Belisário, arcebispo de São Luís e D. Armando Gutiérrez, bispo de Bacabal, bem como do Ministro Provincial, Fr. Bernardo Brandão, outros confrades da Província, Irmãs, leigos e leigas que fizeram e fazem parte desses 65 anos de história.

A Profissão Solene de Fr. Antônio Clécio é um marco dessa história, nos enche de esperança da continuidade, são os próximos sessenta e cinco anos que começam a ser escritos, são novos caminhos, novos areópagos da evangelização, é a Ordem Franciscana no Maranhão e Piauí que continua profetizando nessas terras e emanando a mística do Pai Seráfico, São Francisco de Assis e Santa Clara de Assis.

Que Nossa Senhora da Assunção esteja sempre ao nosso lado, intercedendo junto a Deus por nós, vasos de barro, frágeis, mas que insistem para que seja nos dado um vinho novo, que possa conduzir-nos no caminho do Evangelho.

 

Paz e bem!

“É um motivo de grande alegria celebramos juntamente com todos os nossos confrades esse momento de júbilo pelos 65 anos da nossa presença nos Estados do Maranhão e Piauí e com o coração cheio de gratidão e confiança acreditar na intercessão de Nossa Senhora da Assunção e de São Francisco a continuidade de nossa missão.” (Fr. Osmar de Jesus)

 

“A cada profissão, a cada ordenação de um novo frade da Igreja é sempre um momento de renovação dos nossos votos, da nossa ordenação. É um momento de refletir a própria caminhada e receber esses votos, essa ordenação é uma ratificação de vocação que o Senhor me concedeu.” (Fr. Jaredi)

 

“Momento de graça na vida da Província em que nós vivenciamos com júbilo a história de evangelização nas terras do Maranhão e Piauí. (Fr. Francisco Cláudio Silva)

Eu creio que a Providência Divina juntou a Profissão do Fr. Clécio, a presença de todos os bispos, todos nós sabemos a dificuldade de trazer um bispo de suas atividades pra cá e a gente conjugou a presença de D. Belisário, D. João Muniz, o próprio D. Erwin que foi assessor dessa Assembléia, D. Jacinto de Brito, que é filho dessa nossa diocese e ao mesmo tempo é alguém que faz parte da história dos 65 anos da Província, também do bispo da Diocese de Bacabal, que também está comemorando o seu jubileu de 60 anos de existência, D. Armando Gutiérrez.” (Fr. Ivaldo Evangelista)

Veja como foram esses dias de celebração jubilar!

 

Confira abaixo alguns momentos da nossa Assembleia Jubilar

Assembleia Provincial Jubilar 2018

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar